......................

.................

.............

Você está aqui: Pagina PrincipalColunas.PrincipaisPublicidadeDicas de Marketing Valiosas

Estratégias De Marketing Para Sua Empresa Se Destacar No Mercado

Você conseguiu! Você começou seu próprio negócio. A loja foi alugada, os funcionários foram contratados, seu site está online e seu produto está pronto para ser vendido.

Mas, e agora? Como você fará para que seus futuros clientes conheçam seu produto ou serviço? Como você se destacará entre seus concorrentes?

Bom, caso você tenha feito seu plano de negócios antes de abrir sua empresa e oferecer seu produto ou serviço, com certeza já deve ter pensado sobre as possíveis estratégias. Por isso, abaixo faremos uma revisão dos pontos principais a serem considerados:

1. A BOA E VELHA ESCOLA DE MARKETING

Na era da internet nossa vida diária torna-se cada vez mais digital. Então, é natural assumir a tendência digital para o marketing da sua empresa. Assim sendo, algumas vezes, as formas tradicionais de marketing já experimentadas e testadas acabam perdendo sua chance.

A publicação de anúncios em jornais, a distribuição de panfletos ou até mesmo cartazes publicitários podem ajudar seus possíveis clientes a saberem sobre seu negócio. Por outro lado, esse tipo de publicidade tem como alvo pessoas que são talvez menos inclinadas ao uso de tecnologia digital e da internet. Mas, mesmo os “nativos digitais” estão suscetíveis a serem sutilmente influenciados, quando passam por um cartaz publicitário no metrô no caminho do trabalho, por exemplo, poderá mais tarde reconhecer aquele seu produto com mais facilidade.

2. MARKETING 2.0

Uma campanha de marketing tradicional pode ser de bom uso, mas é necessário dar o foco para o mundo digital (também!). A internet é um grande espaço com mais habitantes do que qualquer outro país do mundo. Quando você utiliza canais de redes sociais, é possível personalizar e direcionar suas campanhas para que ela atinja exatamente seu público-alvo.

Ter um website da sua empresa é essencial e, é possível encontrar pela internet diversos sites que irão auxiliar a construir sua página (WordPress). Mas, com o website vem o tão conhecido, e algumas vezes temido: SEO (Search Engine Optimization). O que isso significa? Quando você deseja que seu website apareça em primeiro lugar nas ferramentas de busca (Google, Bing, etc), é com o SEO, ou seja, com a optimização do seu site – e das keywords – que se conectam ao seu website e produto, que é necessário trabalhar.

3. DATAS COMEMORATIVAS E FERIADOS: OPORTUNIDADES PARA O MARKETING!

Datas comemorativas, feriados que possam conectar seu produto ou serviço a data, dias comerciais como o Black Friday, que aliás, aconteceu sexta passada. Tudo isso, pode ser uma ótima forma de lançar uma campanha de marketing que chame atenção do seu público-alvo, oferecendo algum desconto ou frete grátis para os itens principais, por exemplo! Caso seja um serviço online, ofereça 14 dias ao invés de 7 dias de teste grátis. Enfim, todas essas são ideias que ajudam a dar destaque ao seu negócio.

O Black Friday, como foi citado acima, é exatamente esse tipo de data comercial totalmente voltada para o marketing de empresas. Essa data foi “criada” nos Estados Unidos e acontece sempre após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), para celebrar o início de compras de Natal. Tudo e todos, só tem olhos para uma coisa: descontos! E as empresas devem aproveitar de forma legítima, ou seja, não tirar vantagem do cliente, mas sim fazer um bom marketing do produto ou serviço. Planejando e colocando em ação de forma correta, poderá alavancar as vendas ou trazer mais clientes a conhecerem seu produto ou serviço. Então, fique atento ao Black Friday ano que vem e planeje-se!

4. DESENVOLVER UM ÚNICO PONTO DE VENDA

Mesmo com a melhor campanha de marketing, será insuficiente se você não souber se diferenciar dos seus competidores. Para impressionar seu público-alvo, é necessário que o produto ou serviço tenha uma característica única e que diga/mostre claramente qual é, ou seja, sua A.U.T.E.N.T.I.C.I.D.A.D.E. Isso pode ser desde recursos de produção especiais até um serviço excepcional.

Não basta fazer pão. Faça o pão orgânico com um tempero especial, secreto.

5. PARCEIRO DE MARKETING

Marketing não significa você versus todos os outros empreendedores. Há outros jogadores em campo, cujos objetivos podem ser alinhados com o seu. Cooperar com um concorrente pode ser benéfico para ambos os lados. Isto é especialmente verdadeiro caso você esteja direcionando seu produto ou serviço para públicos diferentes. Além disso, você pode começar uma campanha com outras empresas na cadeia de produção. Por exemplo, você e seu fornecedor reúnem seus recursos de marketing e geram uma campanha – podendo possivelmente ser muito maior do que cada um de vocês fariam por conta própria: ganha-ganha. Aqui tem um artigo que também pode lhe dar algumas ideias.

6. CONHEÇA OS SEUS CLIENTES

Embora existam produtos adequados para todos, sempre terá um público-alvo disponível que tem mais a ver com o que você está vendendo. Existem vários fatores que diferenciam, como sexo, idade, localização, situação econômica e muitos outros. Como um exemplo: Você quer vender plantas e produtos para jardinagem. Ter uma loja em áreas urbanas com uma frequência de pessoas na idade entre 15-21 faria pouco sentido. Duas razões: A maioria das pessoas no centro da cidade vivem em apartamentos sem jardins e nessa faixa etária, as pessoas não estão susceptíveis de gastar o dinheiro que têm em plantas de jardim. Já uma local em zonas rurais com um público de pessoas de idade 25+, faz todo sentido. As pessoas tendem a começar famílias nessas áreas e que normalmente vem com uma casa. Casas (geralmente) tem jardins.

Este exemplo é apenas para dar uma ideia de como identificar o seu público-alvo e personalizar suas campanhas de marketing!

A grande maioria das pessoas vêem o marketing como um mal necessário. Uma vez que percebem ser vital para o sucesso do negócio, não é uma opção deixá-lo de lado. Há diversas afirmações sobre as “melhores” campanhas de marketing, mas não é possível ter uma melhor, pois um bom marketing é aquele que mistura várias ferramentas e canais de publicidade. Por isso, não tenha medo de testar, perguntar, fracassar e começar de novo até você encontrar uma boa solução para seu negócio!

 

 

Fonte: D iana M orgado 

Empreendedor